JUNINHODEXANGO@HOTMAIL.COM EMAIL E MSN

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

INICIAÇÃO NO CANDOMBLÉ

A INICIAÇÃO


É um conjunto de rituais internos a que se submete o iniciado, visando sua feitura na lei do santo.

Existem diferentes rituais de iniciação, mas antes de falarmos sobre eles, convém ressaltar alguns detalhes importantíssimos para que esses rituais surtam os efeitos realmente esperados, tanto no lado material quanto no lado espiritual do futuro filho de santo.

Nem todos os problemas de ordem espiritual são resolvidos com a iniciação. Pelo contrário, muitas vezes acaba por virar de vez a vida daquele que se submeteu a iniciação, se não era o caso .

Os problemas apresentados pelo então candidato a iniciação devem ser muito bem analisados e a consulta aos búzios é imprescindível nesses casos, pois através deles, os búzios, é que o Orixá irá dizer o que deve ser feito e, se é o caso de iniciação, qual o tipo a ser feito.

Salienta-se isso pois no dia-a-dia é comum recebermos pessoas alegando problemas espirituais, que "falaram" que era preciso fazer o santo, que "seu protetor estava fraco" e assim por diante, e em muitos casos, após a consulta aos búzios, verifica-se que com uma boa "limpeza", um "banho de sacudimento", uma "abertura de caminhos" e "axés" para algum Orixá em específico, tudo volta a paz e os problemas somem .

Existem até aqueles que por gostarem e acharem bonitos os rituais e festas (batuques), querem ser do santo também.

Mas há casos em que a feitura em alguma modalidade é quase que obrigatória pois o Orixá, por algum motivo deseja ser consagrado naquele "orí" e aí ele vai claramente mostrar isso através dos búzios.

O tipo de feitura também é de fundamental importância, pois não se deve imputar uma responsabilidade maior do que aquela que o iniciado estaria preparado para suportar, ou seja se o Orixá pede um "aribibó" por que fazer um assentamento com animal de 04 pés.

É uma questão de muita responsabilidade e por isso deve ser muito bem analisada, para que realmente surta efeitos positivos na vida do futuro filho de santo, pois o Orixá é paz, prosperidade, saúde e alegria, e não mágoas, dores, etc.

Os rituais de iniciação, pela ordem ascendente são:

O AMACY, que consiste em lavar o "orí" com mieró de ervas específicas do Orixá daquele filho(a).Não é consagrada quartinha nem é feito "borí".

O ARIBIBÓ, que consiste em sacrificar no "orí" do iniciado um casal de pombos na cor do Orixá em questão (Oxalá brancos, Ogum cor de telha, etc. ...). Não é feito o "borí" nem consagra-se "quartinha".

O BORÍ com aves, que consiste em sacrificar no "orí" do iniciado 02 aves (galo ou galinha, cfe o Orixá dono do "orí") e também 02 aves no corpo, consagradas ao Orixá dono do corpo (juntó) . Nesse caso é feito junto o "borí" e as "quartinhas" nas cores dos Orixás em questão. Não é feito assentamento no "ocutá", pedra que representa o Orixá.

O BORÍ com 04 pés, que consiste em sacrificar um animal de 04 pés (cabrito, cabrita, ovelha ou carneiro, dependendo do Orixá em questão) no "orí" do iniciado, no "borí" e no "ocutá" que representa o Orixá que está sendo assentado, e um animal de 04 pés no corpo do iniciado, no "ocutá", que representa o Orixá que está sendo assentado para o corpo, o "juntó", bem como aves para a cabeça e corpo . Também são consagradas quartinhas nas cores dos Orixás em questão.

Em qualquer um desses tipos de iniciação, o filho de santo observará um período de reclusão junto ao quarto de santo (pejí) , que varia de 01 a 07 dias. Essas obrigações podem ser feitas em silencio ou com toque (tambor), tirando as rezas conforme os Orixás que estão recebendo obrigações.

Existem também certos preceitos que deverão ser observados a partir de então pelo filho de santo, conforme seu Orixá.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares