JUNINHODEXANGO@HOTMAIL.COM EMAIL E MSN

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

DIFERENÇAS ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA

DIFERENÇAS ENTRE CANDOMBLÉ E UMBANDA


O brasileiro é um povo pacífico e crédulo, tem muita fé, é um povo religioso, não é difícil enganar pessoas tão ingênuas...(Este é meu ponto de vista).

A visão que tenho é bem clara...:

Existe uma barafunda geral, na cabeça das pessoas com relação a religião, cada um faz a sua como bem quer ou como bem entende que deva fazer (a tal da verdade absoluta) o que o guia do babá ou da babá de terreiro disser, é que é o certo e pronto. (???)

Se em cada esquina tiver um centro de umbanda, e formos perguntar como funciona, vamos verificar que cada um funciona de acordo com a cabeça do dono da casa, e não de acordo com o que dita as regras gerais do que deva ser um centro de umbanda.

A primeira diferença entre candomblé e umbanda:

O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada, tem seus fundamentos nas religiões tribais africanas (milenares) trazidas pelos escravos para o Brasil. E com eles vieram os orixás africanos, todos negros, sem mistura de credo, pois não conheciam as religiões católica e espírita nem de longe (os escravos).

A umbanda foi criada por volta de 1900, não se sabe exatamente a data, no Rio de Janeiro, onde o primeiro babá de terreiro criou as regras, ou foram ditas por seus guias, assim foi criada a umbanda, que hoje, já não se sabe mais o que é realidade ou fruto de imaginação.

A mistura é tão grande, e a imaginação de cada um vai tão longe, que foram criando falanges e mais falanges que não se entende mais nada, nem os próprios umbandistas sabem dar certas explicações. A umbanda começou com os caboclos (espíritos de índios brasileiros) e pretos velhos (espíritos dos escravos), depois foram aparecendo novas entidades como ciganos, indianos, já tem gente incorporando Cleópatra, Messalina, Afrodite, Lampião, etc... dá prá acreditar? :-)

E os que dizem incorporar Lúcifer, Belzebu e outros, não que eu queira ser a dona da verdade, que não sou mesmo... mas haja imaginação hein? :-)

Freqüentei umbanda durante 9 anos, respeito a umbanda séria e acredito nos guias de umbanda, (pois os que conheci mereciam respeito), mas aprendi a separar mistificação, de entidades de verdade, pois acredito que o maior problema da umbanda seja esse, as pessoas não saberem distinguir um do outro.

Na minha opinião, toda religião é boa, desde que não seja usada para ludibriar as pessoas ingênuas e crédulas. Toda pessoa precisa acreditar em alguma coisa, ter fé, mas também precisa ter o bom senso de desconfiar de vez em quando, nem tudo o que vemos e ouvimos é o que parece ser.

Independente das religiões, o ser humano é dotado, uns mais outros menos, de poderes paranormais ou seja vidência, audiência, telepatia, telecinese e outros, até poder de cura através das mãos, (que a pessoa já nasce com eles sem fazer parte de nenhuma religião, muitos morreram nas fogueiras por terem tais poderes, eram chamados de bruxos, na idade média), que infelizmente são usados através de religiões, com finalidades nem sempre honestas.

Segunda diferença entre candomblé e umbanda:

Antigamente na religião africana, existia uma separação entre o culto de Egun e o culto de orixá, era bem definido e os locais de culto eram independentes e separados. Exemplo disso, podemos ver nas casas de candomblé da Bahia (casas de Ketu tradicional), onde se cultua orixá, (tem apenas um quarto onde são homenageados os eguns dos filhos da casa que já morreram), os Eguns dos pais de santo, são cultuados em outras casas, as mais conhecidas estão na Ilha de Itaparica.

Também acho uma discriminação, mulher quando morre não é egun, é alma, sendo cultuadas em outras casas.

Nessas casas onde são cultuados os babá Egun, também é feita uma separação bem definida, quando um babá Egun está dançando no barracão e vira um orixá de alguém que esteja assistindo, em respeito ao orixá, esse babá Egun se retira da sala e só volta quando o orixá tiver ido embora. No candomblé, o único motivo de se usar contra-egun, é para que um egun não incorpore em uma pessoa iniciada para o orixá.

A coisa tá tão complicada de se entender, que a maioria das babás de terreiro usam como símbolo de cargo um mocan no pescoço, isso quando não usam senzala de búzios e contra-egun também, feitos de palha da costa, usado no candomblé exatamente para que eguns não se apoderem das pessoas.

A conclusão que eu cheguei é a seguinte:

A umbanda não é iniciática, portanto não tem feitura de orixá.

As entidades que incorporam na umbanda não são orixás, são guias.

Nem tudo que vemos incorporado na umbanda são guias, pode ser fruto da imaginação muito fértil de algumas pessoas (com exceções).

No candomblé tem gente feita de santo que continua virando com guias de umbanda, isso não é novidade, é até muito freqüente de se ver. (vide texto anexo do Prof. Reginaldo Prandi).

Mas dizer que foi feito de um orixá na umbanda, prá mim é novidade... a não ser que o pai de santo tenha sido feito, mas aí a casa deixa de ser umbanda e passa a ser de candomblé e que também toca umbanda.

Peço desculpas, aos umbandistas, não quis com isso ofender ninguém, apenas tentei colocar como vejo a situação da umbanda e do candomblé nos dias de hoje, e peço que as pessoas leiam mais e procurem se orientar melhor, não estou querendo dizer com isso, que o candomblé seja a religião perfeita, porque não é mesmo, tem muitas falhas principalmente por deturpação de muitos pais e mães de santo.

Nos candomblés bantus tradicionalmente sempre existiu a presença do caboclo, mas é um caboclo diferente do que incorpora na umbanda, não dá prá confundir são totalmente diferentes.

Com isso quero dizer que existem umbandas sérias e candomblés sérios, mas que precisam ser distinguidos.

E esse é o X da questão.

Um comentário:

  1. MUTUMBA BABA GOSTARIA DE SABER SOBRE A ORAÇAO SAO MARCO DA PEDRA PRETA DA ORELHA PARA E GOSTARIA MUIT DE FALA COM BABA SE POSSIVEL POR TELEFONE MORRO EM PIRACICADA JA VARIAS VEZES MIUTO ENGANADA POR COISAS QUE EU SEI QUE UMA FORTE ORAÇOA COMO ESSA QUE FIZ VAI RESOLVER MEU CASO FREGUENTEI A UMBANDA DESDE DE 10 ANOS DE IDADE E SEMPRE FUI CANBONIA ATE MEUS 27 ANO DEPOIS PAREI PQ MUDEI DE CIDADE E NAO IA MAS ATE QUE QUE UM DIA CONHECI UMA PESSOA QUE ME APRESENTOU UM BABA DA BAHIA E EU TROUXE ELE UMA 3 VEZES FICOU NA MINHA CSA E TDO EU NAO RECEBO ORIXAS E NEM GUIAS AS SINTO MUITO A PRECENCIA DELES QUANDO ESTOU NUM RITUAL OU VOU TRAZER ALGUMA ENTREGA OU VOU PEDIR ALGO COMO NA ORAÇAO QUE FIZ A SAO MARCOS EU NAO CONHEÇO MAS SINTE MUITA VIBRAÇAO TREMEU MINHA PERNA ESQUERDA ENQUANTO FAZIA A ORAÇAO E DEPOIS O BRAÇO DIREITO
    EU NAO GOSTO DE FALAR DO MEU ASSUNTO EU ACHO QUE OS BABARIXAS QUE TEM QUE JOGAR EME FALAR OU OS ORIXAS BABA ESTOU NO ULTIMO FIO DE CABELO PRA CAIR NUMA DEPRESAO E NAO SAIR MAS AS AINDA TENHO FE E NESSA ORAÇAO QUE FIZ HJ TENHO CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR A PESSOA QUE EU GOSTO E QUE GOSTA DE MIM APARECEU NA MINHA VIDA NAO POR ACASO ISSO EU SEI E ASSIM QUE SEMPRE ACONTECE ELES VEM SEM TER QUE FAZER NADA AI QUANDO VOU PEDIR PRA AMARREM PRA OS PERCO E ESSE AGORA E A UNICA CHANCE DE ME LEVANTAR TRABALHAR COMO SEMPRE FIZ SON QUE FAZEM 3 MESES QUE NAO TENHO ANIMO PRA AS NADA AS VEZES NAO QUERO NE LEVANTAR DA CAMA JA EMAGRECI 13 KILOS E TENTO VIVER AI PEGUEI ESTA ORAÇAO NA NET E FIZ HOJE E TEM CERTEZA QUE VOU CONSEGUIR PQ AQUI OS BABALORIXAS SAO QUEREM FAZEREM EBO BURI E RASPA E QUANDO FALO SOBRE MEU POBLEMA ELES QUEREM DINHEIRO PQ O MEU POBLEMA NAO E DOENÇA E OS ORIXAS SO DAO MISERICORDIA PRA FAZER SEM PAGAR PQ COMO ELE FALAM TRAZER HOMEM NAO EDOENÇA AGORA COO NAO E UMA DOENÇA SE JA EMAGRECI 14 KILOS ESTOU COM UM FIO DE ESPERANÇA QUE ESA ORAÇAO PEDIR EMPREGO CARRO QUE EE EMPRESTAVA PARA BABALORIXA E AINDA FUII EKEDY POR CINCO ANO DE ENTRA NA ROÇA E ESQUECER MINHA VIDA AI EU PERGUNTO SERA QUE OS GUIAS E OS ORIXAS DEXARIA UMA FILHA QUE SEMPRE CUIDOU COM MUITO CARINHO TANTO NA UM UMBANDA E NO CAMDOMBLE FICAR COMO EU ESTOU PQ AGORA NAO TENHO DINHEIRO..E AI TODAS AS VEZES QUE EU PERGUNTEI NO GOOGLE SOBRE ESSE SAO MARCO CAI NA SEU SAIT ENTAO ACHO QUE O BABA QUE VAI PODER ME AJUDAR NAO,MEU NOME E VALERIA MORRO EM PIRACICABA E ESTOU PRESISANDO DA SUA E DOS SEUS ORIXAS EU LI TUDO QUE FALOU SOBRE AS DUAS RELIGIAO E EU ME ENQUATRO NESSAS PESSOASQQUE TUDO QUE FALAM EU FAÇO E ACREDITO BABA PORISSO ESTOU NESTS SITUACAO PQ EU SEMPRE AJUDEI COMO CAMBONIA E EKEDY SEM FICAR PERGUNTANDO PRA SERVIA AS COISA E SIM FAZENDO COM MUITO AMOR E VOLTADE PQ SE EU ESTIVESSE FEITO COMO MUITAS EU CONHEÇO EU MESMA FARIA PRA MIM SEM PRECISAR SE HUMILHADA BABA PRA NAO PODE FAZER EU FICO ATE 7 HORA DA MANHA NO NOTBOOK PQ NAO COSIGO DORMIR NEM COM CALMANTE ETEM MINHA MAE QUE DORMIR COMIGO NO MESMO QUARTO DE73ANOS QUE TBM NAO CONSEGUE DORMIR EM ME VER ASSIM PORISSO LHE PEÇO MISERICORDIA E PORFAVOR LIGA PRA MIM POIS MEU TELEFO NE SO ATENDE E LHE DIGO BABA PODE VER NOS SEUS JOGOS SE O SENHOR CONSIGUIR E LEVATAR ANTES DA VIRADA DO ANO QUE QUERO PASSAR COM ESSA PESSOA BEM CARINHOSA COMIGO AI ASSIM VOU ACREDITA QUE SE MUNDO AINDA EXSTI BABALORIXA MEU NUMERO E DD 019 34024106 OU 19 91322125.NAO TENHO NADA PRAR TE OFERECER AGORA FAZ 3 MESES QUE PERDI MEU EMPREGO NAMORADO CARRO E A VONTADE DE CONTINUAR MAS SE QUE E FILHO DE XANGO MTUMBA E QUE NAO VAI ME DEIXAR ASSIM E AI DEPOIS DE EU LEVANDATA O BABA PODE TER CERTEZA QUE AI EU O AJUDO NO QUE FOR POSSIVEL PQ AI JA ESTAREI EM PE GRAÇA AO SENHOR E MEU AMADO PAI XANGO A AGUARDO SUA RESPOSTA O MAS BREVE POSSIVEL MTUMBA E QUA XANGO LHE EM DOBBRO TODO AXE QUE BABA VAI ME AJUDAR E FIZ A ORAÇAO DE SAO MARCO HOJE ESEI QUE EU VAI ME AJUDAR TBEM AXE GRATA

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Postagens populares