Um breve relato do ritual de iniciação no Candomblé, a feitura no Santo, representa um renascimento, tudo será novo na vida do abiã, ele recebera inclusive um nome pelo qual ele passará a ser chamado dentro da comunidade do Candomblé.
A feitura tem por início o recolhimento. Onde o abiã ficara 21 dias de reclusão, neste prazo são realizados banhos, boris, oferendas, ebós, todo o aprendizado começa, as rezas, as danças, as cantigas, etc.
É feita a raspagem dos cabelos (orô) e o abiã recebe o oxu (representa o canal de comunicação entre o iniciado e o seu Orisà) o kelê, os deleguns, o mokan, o xaorô, os ikan, o ikodidé.
O filho e santo terão que passar por um ritual, onde seu corpo será pintado com o efun (giz).
O filho passará por esse ritual durante sete dias seguidos.
O abiã agora terá que assentar seu Orisà e ofertar lhes os sacrifícios de acordo com as características de cada um. Feito isso passa a se chamar de yàwó.
A festa ritualística é o término desse período denominado de saída de yàwó, nesse momento ele será apresentado à comunidade.
Ele será acompanhado por uma autoridade a frente de todos para que sejam rendidas as homenagens.
Sobre uma esteira, ele saudará com adobáe paó, que são palmas dadas a cada reverência feita pelo yáwó e acompanhadas por todos os presentes, como demonstração que a partir daquele momento ele não estará mais sozinho a sua caminhada. Primeiramente saudará o mundo, neste momento a esteira estará direcionada a porta principal da casa. No seu interior, ele saudará a comunidade e por último, frente aos atabaques que representam as autoridades presentes.
O momento mais aguardado do cerimonial é o Orukó. Neste momento o Orisà dirá o nome de iniciação de seu filho perante todos e também é neste momento que se abre sua idade cronológica dentro de sua vida no Santo.
Após a saída e depois dos 21 dias de recolhimento o yàwó permanecerá de resguarde até a queda de kelê fora do barracão por um período de três meses, neste período ele não poderá utilizar talheres para comer, deve continuar a sentar se no chão sobre a esteira durante as refeições, este proibido de utilizar outra cor de roupa que não o branco da cabeça aos pés, não poderá fazer o uso de bebidas alcoólicas, cigarros, etc. E nem tão pouco sair à noite. E até que se complete um ano, seus preceitos continuarão.
Até que o yàwó complete maior idade no Santo, terá que continuar dia a dia o seu aprendizado e reforçar os seus votos por meio dos preceitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
São Marcos da orelha parada São Marcos da orelha parada, morador da pedra, amansai o coração de lcv, que ele venha trás de mim, ande de rast...
-
Olorun, o Onipotente, Deus no dialeto africano, criou os quatros elementos: a terra, a água, o fogo e o ar. Destes foram gerados os elementa...
-
PRA VOCE QUE QUEIRA TER ALÉM DA ORAÇÃO DO SEU ORIXÁ, A IMAGEM TAMBÉM, VOCE PODE APROVEITAR NESSA PARTE DO BLOG, E NÃO ESQUEÇA, DÊ DE GRAÇA A...
-
TUDO SOBRE O ORÍ href="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2jbBUe7GK-6Iyzz7fXiM9VK6Gtm2mWY274zDu2dnt5d6ASEA_eSN...
-
REZAS DE IEMANJÁ IEMANJÁ SELEO LODÔ BABA OROMIÔ IEMANJÁ SELEIZALÉO BABA OROMIÔ IEMANJÁ SELEO LODÔ BABA OROMIÔ IEMANJÁ SELEIZALÉO BABA OROMIÔ...
-
MATERIAL NESCESSÁRIO: 14 FOLHAS DE JIBÓIA 14 CHARUTOS 14 AKASÁS BRANCO 14 BATATAS DOCE 14 BANANAS DA TERRA 14 BÚZIOS 14 BOLOS DE FAR...
-
MATERIAL NECESSÁRIO: 9 AKASÁS BRANCOS 9 BOLAS DE INHAME 9 FOLHAS DE MAMONA 1 SACO DEMORIM VERMELHO 9 PALMOS DE CORDA DE CISAL 9 GALHO...
-
MATERIAL NECESSÁRIO: 1 TRAVESSA DE BARRO 6 PALMOS DE FITAS COLORIDAS 6 BÚZIOS ABERTOS 6 PORÇÕES DE EGBO 6 BOLOS DE FARINHA DE MANDIOCA...
-
MATERIAL NECESSÁRIO: 1 ALGUIDAR GRANDE 11 MOEDAS CORRENTES 11 PEDAÇOS DE FOLHA DE BANANEIRA 11 AKASÁS BRANCOS 11 ABERÉM 11 ACARAJÉS ...
-
Saudação para abertura do jogo, pelo sistema IFÁ IFÁ OGBO IFÁ OUÇA OMÓ ENIRE OMÓ ENIRE FILHO DE ENIRE, FILHO DE ENIRE OMÓ EJÓ MEJI FILHO DE ...
Ótimo existir blog's como este para que os "babás' não deixem os princípios do AXÉ se dissiparem como está acontecendo. O AXÉ RAIZ não deve ser esquecido e nem tão pouco ser desviado com práticas errôneas, mudanças de homens. MEUS PARABÉNS. SOU DOFONO D'OMOLÚ, feito na Ilha de Amoreiras-Bahia. Pelo Babalorixá Lindoval (TY YEMANJÁ OGUNTÈ. AXÉ!!!1
ResponderExcluirgostaria que fosse expdlicado o significado do mokan e do kele, pois hoje em dia os yao não sabe o que esta usando e nem e desconhece o seu valo
ResponderExcluir